comnazare
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
comnazare

espiritualidades


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A retórica da alegria Frei Bento

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Maria




A frequência de exortações sobre a alegria não significa a sua abundância. Só se fala muito daquilo que faz muita falta1.Os católicos que forem, hoje, à missa vão ser intimados a exultar de alegria. É de supor que alguns torçam o nariz e outros esbocem um sorriso amarelo. O amor e a alegria não podem ser comandados do exterior. A mim apetece-me dizer que essa palavra de ordem, seja qual for a sua eficácia, está certa. Se conseguir que um certo cristianismo, transformado, durante séculos, em religião da tristeza num "vale de lágrimas", se converta num laboratório de transfiguração da vida, bendita seja essa ordem. Acabemos de vez com essas caras de sexta-feira pouco santa para poder ressuscitar o quotidiano. Hoje, a tristeza já não vem, sobretudo, do púlpito e do confessionário. A religião laica obriga-nos a consumir, a semana inteira, imagens e noticiários sempre mais deprimentes. Os comentadores de serviço, em nome de uma especial competência analítica, parecem escolhidos para nos dar a certeza de que nunca vivemos tão mal e que o futuro será ainda pior.

Estamos tristes e há razões para ficarmos desesperados. Por outro lado, habituamo-nos a processos tão mórbidos que, ao erguer muito alto as expectativas e os sonhos - acontece, agora, a propósito de Copenhaga -, desconfiamos que já estão a encenar e a orquestrar a grande desilusão. Os actores da comunicação ficariam muito decepcionados se as coisas corressem bem, porque só a desgraça é uma boa notícia.

Há formas de abordar a crise global - sem nos despertar para a exigência de mudar os nossos estilos de vida - que acabam por globalizar a desesperança, tornando as sociedades humanas domesticadas ou ingovernáveis, criando bodes expiatórios ou caudilhos vestidos de salvadores. A proposta de conversão individual e colectiva tem um acolhimento limitado porque obriga cada pessoa a um exame de lucidez sobre as suas atitudes de fundo, perante a própria consciência e a sociedade, perguntando: que posso eu fazer para alterar esta situação, modificando-me também a mim próprio?

2.Creio que devemos apoiar o Domingo Laetare (Fl 4, 4-7), o Domingo da Alegria, que é sempre breve e ameaçada. Os neobeatos dirão que é escusado, pois todos os domingos, celebrações semanais da Páscoa, não são para outra coisa. É verdade, mas Paulo, apesar da insistente exortação da Carta aos Filipenses, que hoje se proclama na missa, percebeu a situação precária da nossa alegria, sempre misturada com tristezas. Na Carta aos Romanos, escreveu uma das suas melhores peças de cristianíssima retórica, em três actos. Começa por dizer que "a lei do pecado e da morte" - explicando o sentido desta expressão no contexto da sua teologia - já não é quem manda. A nova lei é o Espírito de Cristo que nos faz chamar a Deus, Abba, porque somos seus filhos e herdeiros, co-herdeiros de Cristo e todos irmãos.

Com Ele sofremos, com Ele seremos glorificados. Não entra, porém, em delírio místico. Logo a seguir, desce à complexidade da nossa situação real: estamos numa criação em dores de parto. É só em esperança que estamos salvos e a esperança ainda não é a pátria da alegria. É a força da perseverança no combate, filha do Espírito que socorre a nossa fraqueza. Porque perscruta os corações, só Ele sabe rezar, só Ele nos entende a nós e entende a Deus. A finalizar, surge um hino assombroso ao amor que Deus nos tem: se Deus é por nós, quem será contra nós? Criatura nenhuma nos poderá separar do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, nosso Senhor (Rm Cool.

Não se pense, porém, que a frequência de exortações e declarações sobre a alegria signifiquem a sua abundância. Só se fala muito daquilo que faz muita falta. Isto também é notório no Evangelho de S. João. É porque os discípulos andam tristes que Jesus insiste: "Isto vos digo para que a minha alegria esteja em vós e seja plena a vossa alegria" (Jo 15, 11). O autor do IV Evangelho justifica as cartas que escreve às comunidades cristãs, acerca do Verbo da vida - que as nossas mãos tocaram -, repetindo literalmente o Mestre (1 Jo 1, 4).

Marcos, o autor da primeira narrativa do Novo Testamento, apresenta Jesus a fazer um noticiário sobre a alegria - Evangelho de Deus - para fundar as razões da nossa esperança, um futuro aberto: o seu Reino está próximo. Exige, porém, dos destinatários, uma viragem radical: convertei-vos e acreditai na alegria (Mc 1, 14-15). A tristeza e o sofrimento não fazem parte do seu programa.

O próprio Jesus, durante a sua intervenção e vendo o desânimo de tanta gente deprimida, tem esta exclamação: vinde a mim vós todos que andais acabrunhados e eu vos aliviarei (Mt 11, 28-30).

3.Mais dia menos dia, a morte virá. A sabedoria deste mundo diz que as separações serão sem retorno. Se assim for, as alegrias que vamos tendo - por mais autênticas que sejam - acabam por servir, apenas, para enganar uma tristeza sem apelo. Creio, pelo contrário, que em Deus há memória e coração para todos, redenção para todos os injustiçados da terra. Mais ainda: acredito que teremos um novo, misterioso e bom contacto com tudo e com todos, mesmo com aqueles que nunca conhecemos e com todos os mundos que nunca vimos. Paulo tem razão: comecemos já a viver e a sonhar com a alegria flower


in público

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos